domingo, 15 de julho de 2012

Especial Glenn Branca: o começo de tudo isso


"Então decidimos empurrar a música em direção aos compositores de que gostávamos, como Stockhausen. Eles todos estavam escrevendo música que era tão extrema quanto heavy metal, mas sem usar guitarras. Conforme íamos nessa direção, quanto mais nos afastávamos do centro, mais sucesso a banda fazia. In 1979, levei isso para fora da banda e escrevi uma peça instrumental para seis guitarras e esse foi realmente o começo de tudo isso" (Glenn Branca)

Essa primeira composição a que ele se refere é "Instrumental for six guitars", que foi apresentada ao vivo pela primeira vez em 1979, mas nunca chegou a ser registrada em disco. Logo depois vieram várias outras, como "Lesson n. 1" e "The Ascension", lançadas respectivamente em 1980 e 1981:





Além de ser um passo importante na construção da linguagem musical de Branca, colocando em foco a guitarra e suas diversas possibilidades de afinação e de variação dinâmica (o que levaria à composição das famosas sinfonias), essas primeiras peças foram essenciais para a criação da ensemble pela qual passaram nomes como Thurston Moore, Lee Ranaldo e Page Hamilton.

Também acompanhe o Especial pelo Facebook.



.

Nenhum comentário: